sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Televisão em Portugal - da mixórdia ao Sublime

Mete-me asco ver 90% dos canais genéricos portugueses....

A TVI e o mega trombolho Casa dos Segredos 3 já metem dó.
Confesso que a primeira Casa dos Segredos vi, vivi aquilo até ao maximo, odiei e adorei.
Talvez por ser o primeiro de algo diferente no género...

Mas a escolha dos concorrentes tem sido salvo raras excepçoes - uma escolha entre os piores dos piores.
As frutas boas sao logo tiradas fora.

No Secret Story 2 tinhamos a lixiviada Fanny que gritava pelo João em cada canto da casa até não dar mais, ou a Cátia, inocente mas vazia que dizia que a África era um pais da Europa.

Neste SS, pelo que vou vendo e confesso com toda a gratidão que é quase nada, ( ps- a minha mãe assiste aquilo como se visse algo precioso), só assisto a porrada, nojice ao mais alto nivel, e pessoas sem ponta que lhe peguem.
Expulsões lá vão dando audiencia.....
E pelo que vou vendo pelas revistas e sites desta vez ( deve ser da Crise) os melhorzinhos tao a ir-se a vida e la dentro vao ficando concorrentes que dão uma tonalidade Intendente-Caxias...

A Ficção portuguesa esta pelas ruas da amargura - ou pegam em moldes brasileiros recentes para criar historias ou então dramalhoes mexicanos que ja ninguem aguenta.
Por isso as pessoas viram -se para a Globo que ainda consegue manter alguma qualidade.

A proxima novela portuguesa vai ter uma socialite cujo marido é do mundo da restauraçao, e que tem como fiel escudeiro para contar os lamentos da alta sociedade um gay com o nome de Vava .....lerdamente uma cópia Deslavada da novela Fina Estampa que está a passar em Portugal....

Os telejornais trazem como costume mais lenha politica e social do mesmo- contra Governo, defensores do Governo, Senhoras que comem gambas a falarem dos males dos bifes, etc....uma peixeirada de primeira...

A RTP parece meio parada no tempo - repetem os programas á exaustao - 5 pa meia noite, o Gordo, os programas culturais do Malato, a praça da alegria, o nao sei quanto no coraçao --- por amor de Deus, eu ate gosto muito de alguns programas mas os modelos estão GASTOS.
Já cansa....
E ficçao....se na TVI é exaustao do mesmo, na RTP é inexistente....a não ser que se considere uma serie que passam domingo á tarde!??

A RTP2 é para mim a minha queda. Num mundo em que 3 em cada 4 miudos tem acesso a desenhos animados por zilioes de canais, num mundo em que 4 em cada 4 pessoas tem canais de desporto Porque Divina obra hao de passar horas de bonecada e de desporto aos fins de semana ????

O que safa ainda a 2 é os sabados á noite ....porque é a UNICA em toda a TVCABO que passam filmes de autor, filmes conceituados, classicos do cinema, filmes que ganharam premios, filmes portugueses, filmes espanhois, cinema frances, etc....

De resto é uma mixordia na Tv portuguesa...nada se safa ......á excepção de ....Fina Estampa.
Que nem é portugues...só se o Paulo Rocha contar....

Ontem a minha mae, que assiste, mas não é da novela, disse-me enigmaticamente :
- Logo a noite vais gostar do capitulo da Fina...nem te conto nada!!

Eu fiquei em pulgas é obvio...

E sinceramente mal passei a frente aquele bocado do episódio anterior que as emissoras põe como se ninguem tivesse visto no dia anterior.....
mal avancei para o episodio do dia eu sinceramente percebi o obvio...um bom guião com bons actores e uma boa direcçao conseguem milagres...

Foram cenas que nunca veria numa novela portuguesa....não pelos factos, mas pela conjugaçao...
Boca Aberta e aplaudi de pé !!!!

Sinceramente creio que isto é o resultado de uma crise do proprio pais. Nao se pode condenar um governo quando o pais anda a ver Casas de Segredos onde existe agressão e sexo de baixo nivel.... Não se pode condenar um sistema quando as pessoas nao votam, ou so falam mal no cafe, ou quando o Governo lhes vai ao bolso......

E talvez esta critica seja uma critica de uma pessoa cansada deste pais.
Somos um pais que deu ao mundo uma lingua riquissima.
Um pais de historia, de castelos e paisagens deslumbrantes, de pessoas meigas e fraternas, de boa comida e nostalgia na vivencia dos sentimentos.

Mas se nao metermos as maos a obra....no que quer que seja nao iremos la.

E a televisao portuguesa é isso....é a lei do capitalismo em acção - o que vende é polémica, toca a dar....


Sem comentários:

Enviar um comentário

As Palmeiras

  Estou aqui e nao vejo as palmeiras bem em frente a mim. Nao vejo a marina, nem o mar, nem as pessoas que passam. Eu apenas vejo os meus ...